terça-feira, 18 de maio de 2010

Sistema construtivo

Como disse, escolhi trabalhar com uma construtora que se enccarrega de tudo.
O planejamento de custos de cada fase de construção é o seguinte:
porcentagem de custo de cada etapa da construção


Projetos e aprovações: 5 a 12%

Serviços preliminares: 2 a 4%

fundações: 3 a 7%

estrutura; 14 a 22%

alvernaria: 2 a 5%

cobertura: 4 a 8%

instalação hidraulica: 7 a 11%

instalação elétrica: 5 a 7%

impermeabilização/isolamento térmico: 2 a 4%

esquadrias: 4 a 10%

revestimentos/acabamentos: 15 a 32%

vidros: 1 a 2,5%

pintura: 4 a 6%

serviços complementares: 0,5 a 1%

estas porcentagens incluem a mão de obra de cada fase

estas estimativas podem variar de acordo com o método construtivo empregado.

serviços preliminares incluem terraplenagem, sondagem, trabalhos topograficos e montagem do barracão da obra.

Em serviços complementares, considere a limpeza de obra e jardinagem.
 
Conforme a etapa é entregue, vistorio e efetuo o pagamento...

Minha casa foi feita com preço fechado. O metro quadrado saiu por R$ 990,00. Este é o padrão baixo.


O padrão alto ficava em R$ 1.200 acho, mas eu não tinha na época. Se bem que agora durante a construção estou trocando coisas pra ficar com o nivel do padrão alto (estou fazendo uma mistrura dos dois)...

Mas acho que este preço varia de cidade para cidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, este preço seria de favela, pois la tudo é carissimo...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário