terça-feira, 27 de abril de 2010

O pré projeto

Normalmente o que aconteceria seria uma reunião com a arquiteta para um pré projeto. É o normal.

Onde ela iria perguntar qual meu sonho, quantos cômodos, que tamanho cada cômodo, quantas pessoas, animais, salas, banheiros etc etc etc...

É nessa hora que a pessoa precisa se impor e só aceitar o que realmente quer...

Claro que eu ja cheguei com minha planta pronta e ela ficou fascinada.

Mostrei inclusive no sketch up e ela achou o máximo.

Disse que facilitei o serviço dela em 100%.

Mas sou excessão. É nessa hora que devemos brigar, impor, perguntar, pedir palpites, levantar a voz se precisar.

Ela é minha empregada, tem que me atender no que eu quiser.

Como arquitetos ganham em cima do m2 é hora de ficar de olho se não vai ter coisas inuteis, espaços enormes sem necessidade.

Quem manda é VOCÊ, sempre...

Durante a visita às obras da construtora conheci uma casa de 600m2 que tem apenas 2 suites(!!!!!) e um dormitorio sem banheiro(!!!!).

Alguma coisa está errada...

Uma casa de 600m2 teria que ter, no minimo, 4 suites, pra mais...

Então, gente, esta é uma hora de prestar atenção.

Claro que não são todos os arquitetos que fazem isso, mas precisamos ficar de olhos abertos...
 
E muito cuidado com plantas lindinhas mas inuteis.
 
Aquela mania que arquiteto tem de telhados mirabolantes (que se mau feitos dão goteiras e dor de cabeça), cantos e paredes enviesadas (que depois não permitem a colocação de um sofá decente), degraus e desniveis que transformam uma sala boa em duas salas ruins)...
 
Eu sei que a maioria quer uma casa bonitinha pros vizinhos dizerem: que casa linda...
mas la dentro a mesa não coube na sala de jantar, o rack da TV teve que ficar de lado, o sofa de 3 lugares só cabe no corredor...
Será que vale a pena? Você vive dentro ou fora de casa.
Como diz o ditado: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário